top of page

A ALCUNHA

Tem gente que pensa que apelido e alcunha é a mesma coisa. Não é não!

          A alcunha é sempre uma tentativa de definir alguém. E assim nasce o alto, o baixo, o gordão, o magrelo, o pão-duro, a nervosinha, o mau-humorado... Tem também o dono da padaria, a professora, o vagabundo.        Há alcunhas que se tornam famosas. Alexandre sempre será O Grande, não é um Alexandre qualquer. Como em meio a tantas Catarinas, a antiga rainha da Espanha sempre será A Louca. Não dá pra confundir graças à alcunha de cada um.

         Na maioria das vezes, a alcunha também é uma tentativa de depreciar alguém, pegando a sua pior característica. Por quê? Ora, porque o ser humano está longe de ser bonzinho. Por outro lado, não podemos negar a utilidade de uma alcunha. Quantas vezes no meio de uma conversa em que um terceiro é citado e ninguém lembra de quem se trata, somente a alcunha permite que se identifique de quem se fala? A alcunha é mais forte do que nome e sobrenome.

          Fiquei pensando em qual seria a minha alcunha? Como as pessoas se referem a mim quando querem me identificar para outra pessoa? Talvez você saiba. Eu não sei. Porque alcunha também não é algo que normalmente se fale pela frente, só pelas costas. Sei a alcunha de muita gente que está aqui me lendo e que não revelo nem sob tortura.

         Seria bom que quando chegássemos à adolescência, já com muitas das nossas características estabelecidas, nós mesmos fôssemos ao cartório e registrássemos a nossa alcunha. Uma que fosse bem ao nosso gosto. Em seguida, daríamos ampla publicidade até a alcunha pegar como um carrapato.

        Eu sei o que você está pensando. A bela da adolescência pode ser a horrorosa da vida adulta. O magrelo pode ter ido à academia durante anos e se tornado um bombadão e o professor, simplesmente um dia se encheu daqueles estudantes malcriados e virou o dono do boteco. Fica igual aqueles apelidos de criança que não faz mais qualquer sentido nas outras fases da vida.

        Então não tem solução. Vida longa à alcunha... somente enquanto durar.

 

SP 07/02/2023

         

bottom of page