Miriam Bevilacqua
Literatura, Comunicação,Educação
AGENDAS
Sou antiga. Tenho agenda.
No celular? Claro que não! Tenho agenda de papel, aquela com todos os dias do ano e calendários e medidas e horários de países do mundo todo. Uma vez tive uma que veio com uma tabela de calorias. Muito prático. Adorei, mas nunca mais achei para comprar igual nos anos seguintes.
No final de cada ano, escolho a próxima agenda como se fosse um evento muito importante. E é, pelo menos pra mim. Já imaginou ter que ficar com uma agenda ruim trezentos e sessenta e cinco dias? Se você pensar bem é uma relação que dura mais do que muito casamento.
Minha agenda tem obviamente tudo o que eu preciso fazer, que eu vou riscando e colocando “ok” com enorme satisfação, como se tivesse ganho uma medalha. Mas também tem pensamentos, lembretes pra mim mesma, senhas e o meu peso diário. Sim. Todo dia me peso, acho que desde que eu era adolescente, e há mais de décadas anoto o peso na agenda. Pra quê você deve estar se perguntando. Ora! Para eu olhar meu peso em perspectiva e admitir que venho engordando paulatinamente ano a ano. É quase uma punição por tanto sorvete, lasanha, pastel, torta de morango.... Meu lado masoquista!
Na minha agenda também anoto o que quero ler, desde livros que estão na fila há uma eternidade até inúmeras sugestões dos ouvintes do meu canal. Claro que eu não dou conta de todos os livros durante o ano, então passo a lista para a agenda do ano seguinte e sempre tenho a sensação que nem uma vida toda seria suficiente para tanta leitura.
Demoro dez anos para jogar uma agenda antiga fora. Sei que parece loucura, mas todo mundo tem um pouquinho de doido e eu não sou exceção. É praticamente um ritual. Chega uma agenda nova e a mais antiga, de uma década atrás, vai para o lixo. Entendo que dez anos é um tempo suficiente para que as informações de uma agenda deixem de ser desejáveis, mas, mesmo assim, ainda olho página por página para ver se não está ficando algo importante pra trás, e só então me despeço.
Já deu pra perceber que gosto muito de agendas. Com elas tenho a sensação de ter controle sobre os meus dias, que consigo ordenar o universo. Sei que é bobagem, mas quem não gosta de se enganar um pouquinho?
SP 06/08/24