top of page

BOM SENSO À VENDA

          Não se passa um dia sem que eu fique sabendo de uma história absurda. As pessoas adoram contar seus causos estranhos e eu adoro escutá-los. União perfeita! 

         Apesar de dar risada e de acumular causos e mais causos para futuras crônicas, tenho de admitir que um número sem fim de situações bizarras foram causadas apenas por total falta de bom senso. As pessoas contam e nem se dão conta.

          Certa vez, disse em um poema que amor deveria ser vendido em cápsulas. Não deu certo.  Quase fui à falência. Amor é muito caro e ninguém tem dinheiro. Mas vejo uma oportunidade para apostar em bom senso. É só fazer um preço baratinho. Como as pessoas precisam de muito bom senso, vão consumir bastante. Até eu, mesmo achando que não preciso(ora, pretensão não paga imposto!), vou ter sempre um vidrinho na bolsa! Vou distribuir cápsulas de bom senso pra todo lado. Melhor que bala! Não engorda.

          Quando dirigia escola de educação básica era uma festa de falta de bom senso de alguns pais. Certa vez, um adolescente repetiu de ano por absoluta ausência de estudo e empenho de sua parte, e ganhou uma moto. Quando estranhei o presente, os pais me disseram que era para compensar porque o jovem estava muito triste por ter repetido. É possível uma coisa dessas?

          Em outra ocasião, uma mãe brigou comigo por causa das provas. Marcou de ir para Disney no meio do ano letivo, com provas semestrais acontecendo e ainda ficou brava porque os filhos iriam perder até as substitutivas. Queria que eu organizasse provas exclusivas para os turistas em outras datas, quando eles voltassem.

          Mas talvez a situação mais irracional tenha sido uma mãe que tirou sua filha de três anos da escola porque a garota tinha ido pra casa com o grampo do cabelo caindo. Quando eu questionei, ela me disse que a professora tinha de ter penteado o cabelo. Não adiantou eu dizer que professora não é cabeleireira ou que em uma criança de três anos, de cabelo liso, o grampo sempre vai escorregar. A mãe tinha certeza de que estava certa.

          Enfim, bom senso requer anos de prática e tem gente que nem em várias vidas vai aprender. Por isso, a minha ideia é genial. Ofereço minhas cápsulas de bom senso para os amigos e o dobro para os inimigos. Coloco no Mercado livre, Amazon e em qualquer plataforma que se interesse. Tenho certeza de que vou precisar ter uma remessa especial para Brasília, mas, pelo menos para começar, alguns caminhões diários darão conta do recado. Já imaginou? Vou ficar rica!!

          E aí? Vai um vidrinho?

 

SP 24/10/23

bottom of page