top of page

ESTRADA

          Os sonhos passam apressados, sem guia e sem mapa e se perdem no caótico trânsito ladeira abaixo. Passam tão velozes que os olhos piscam e a saudade do que não foi chega atropelando a vida. A gente quer correr atrás, mas o danado do sonho já sumiu na próxima esquina.

          Estamos sempre de lá pra cá, procurando, mesmo que não saiamos do lugar. O lugar é apenas uma referência geográfica para não parecermos tão perdidos. Para não parecer que somos apenas um pontinho preto se mexendo nesse mundo imenso. Mas, de vez em quando, só de vez em quando, ah... aparece uma placa de direção!

          Você olha, incrédulo!! Quantas vezes já não passou por ali e não tinha visto essa placa?! Será que ela só fora colocada agora ou sempre estivera ali e você nunca tinha visto. Caso grave de miopia!!

         Quando o caminho se abre e a estrada embaralha a vista, embaça os sentidos, confunde toda a equação, é hora de fazer como o caipira que fica de cócoras com o palito no dente, olhar perdido, vento no rosto, esperando quieto, na beira do asfalto, aquietar as buzinas da alma. Ou será melhor fazer como o campeão de saltos olímpicos que pula intrépido do último andar do trampolim apenas com a certeza da queda?

          Você é cauteloso. Pensa que é melhor esperar. Mas, e se a placa para a estrada for engolida pela neblina e nunca mais reaparecer? Eu sei. Você gostaria de perguntar para alguém o que fazer, mas não há ninguém. Afinal, a placa é personalizada, traz até seu nome. Não pode ser um homônimo.

          Olha para si próprio. Não tem guarda-chuva, capa ou galocha. A calça é fina não resiste a tombos e a camisa, praticamente transparente, não segura nenhum vento. Os tênis têm um pequeno furo e a lateral está gasta, mas essa indumentária é tudo o que você tem ali, na beira da estrada.

          Coragem é uma palavra bonita, entretanto, você nunca comprou assim, no atacado, só no varejo, pequenas doses a preço de ouro. Esfrega os olhos tentando ver o fim da estrada, mas nada. Algo lhe diz que esse fim está longe, muito longe. Pagar pra ver! Não dá para adiar mais. Saca seus tesouros e entrega resoluto. Começa a caminhada!

 

SP 10/01/22

bottom of page