top of page

EU E CHICO, CHICO E EU

          Como toda pessoa com juízo e bom gosto, sou mais uma da milhões de fã de Chico Buarque. Cresci ouvindo Chico, tive crises adolescentes ouvindo Chico, me apaixonei ouvindo Chico e sim, sofri ouvindo Chico. Afinal, com uma trilha musical dessas, a gente vai levando, a gente vai levando.

        Como se não bastasse, fiz um doutorado inteiro sobre a obra de Chico. Descobri músicas que eu não conhecia, compreendi frases que eu cantei inocente durante anos sem saber direito o que significavam. Mas sempre é tempo de acordar. Nunca é tarde. Chico Buarque nunca é demais.

         Olho nossas fotos lado a lado e, mesmo sendo montagem, gosto do resultado. É, Chico, você nem imagina, mas você me conquistou desde que eu estava à toa na vida. E sofri junto com você ao ver, nesses últimos quatro anos, algumas pessoas trocarem a sua genialidade pela estupidez bolsonarista. Li tantas mentiras sobre você que meu coração até doeu. Mas não dei a ninguém, o enorme prazer de me ver chorar.

      Como depois da tempestade sempre vem a bonança, fiquei emocionada ao vê-lo recebendo o Camões. Sei que Camões, de onde estiver, também ficou honrado. Assim, ouça um bom conselho, que eu lhe dou de graça, nem ligue pra essa gente doida! Deus sabe o que faz!

       Você mesmo disse que o seu diploma ficou mais bonito sem o nome do Inominável. Alguém que não compreende a arte, que persegue os artistas, que não entende que nossa vida seria muito sem graça se não houvesse arte, não poderia nunca mesmo assinar um diploma que levasse o seu nome e o de Camões juntos. Seria um desalento para todos nós.

         Trocando em miúdos, pode guardar a certeza de que lhe somos eternamente gratos por ter nos acompanhado todos esses anos, por ter nos feito sonhar. Pense em todo amor de seus fãs, anônimos como eu, e agradeça ao Senhor, você tem o amor que merece!

          Além dos meus parabéns pelo merecido prêmio, Foi bonita a festa, pá, fiquei contente, tenho só mais um desejo: que você continue compondo, decifrando essa nossa confusa alma e nos cativando, pois, pela minha lei, com você, a gente é obrigado a ser feliz!

 

SP 24/04/2023

bottom of page