MELODIA MORTAL

          Depois de vender mais de vinte milhões de livros para o público juvenil, o escritor Pedro Bandeira lança seu primeiro romance adulto, Melodia Mortal.

          O livro nasceu de uma conversa com seu amigo, o médico Guido Levi, que contou a Pedro sobre sua ideia de pesquisar a causa da morte de importantes compositores como Beethoven, Chopin, Mozart, entre outros, à luz da medicina moderna, pois, há muitos anos, quando esses compositores morreram, a medicina ainda engatinhava. Assim, não se pode ter certeza se Chopin morreu mesmo de tuberculose ou se o alcoolismo foi realmente o que levou Beethoven à morte.

          A ideia, bastante original, deu origem ao livro que, por se tratar de uma grande investigação, ocorreu aos escritores contar com a interessante ajuda do investigador mais famoso da literatura mundial, Sherlock Holmes, e seu amigo, Dr. Watson. O romance foi então estruturado como contos de Sherlock, narrados por Watson, que tivessem ficado desconhecidos do grande público por todos esses anos porque traziam fatos que diziam respeito a importantes políticos ou membros da nobreza daquela época. Cada conto desvenda ou fala sobre algo, até então desconhecido, relativo à morte dos compositores.

       Após cada conto, um conjunto de doze médicos, cada um com uma especialidade diferente, se reune em um restaurante de Londres para debater o conto e traçar possíveis hipóteses sobre a morte de cada compositor. Além disso, ainda há um pequeno box com a biografia do compositor e indicações de músicas para se ouvir.

          Também em Melodia Mortal, os contos são narrados em primeira pessoa pelo Dr. Watson e a linguagem criada por Bandeira e Levy lembra muito a própria linguagem de Conan Doyle, o autor dos contos de Sherlock, apesar de serem mais curtos e o mistério ser mais rapidamente resolvido.

       Apesar de dedicado ao público adulto, é uma leitura fácil e que não traz qualquer empecilho para a leitura também pelo público juvenil, tão acostumado aos livros do escritor Pedro Bandeira.

Vídeo-resenha: https://youtu.be/gXo6eg64QHQ

FICHA TÉCNICA

Título Original – Melodia Mortal

Edição Original – 2017

Edição utilizada nessa resenha – 2017

Fábrica 231 – Editora Rocco – Rio de Janeiro

Número de páginas – 240