top of page

O AGENTE SECRETO

          Mais um filme sobre a ditadura no Brasil ganha um prêmio importante. Que bom!! Penso em todo mundo com menos de 40 anos que não entendeu absolutamente nada do período ditatorial nas aulas de história e tenho certeza de que sempre é muito bom iluminar as mentes.

           Os que têm mais de 40 anos e não entenderam, dificilmente entenderão a partir de um filme. Na época da ditadura, exatamente como agora, havia vários Brasis. O Brasil do brasileiro médio não lia, não ia ao cinema, não se informava e vivia o dia a dia ignorando completamente o que acontecia nos porões, e hoje diz aos seus filhos e netos que a ditadura não foi tão ruim assim.

              A alienação política alcançava, exatamente como agora, a grande maioria da população. Naquela época, o brasileiro médio só queria que tivesse emprego, comida no supermercado, novela e futebol na televisão. Se lamentava que a inflação estivesse completamente descontrolada, mas ignorava que a culpa era da economia desastrosa praticada pelos militares que não entendiam nada de economia. O cidadão não compreendia que com uma inflação descontrolada de mais de 200 por cento, como era na época, o poder de compra se esvaía a cada dia, ou até mesmo a cada hora. Era comum vermos um preço na parte da manhã e à tarde estar muito mais caro.

          Os políticos na época da ditadura também roubavam? Claro que sim! Ministros e militares superfaturavam muitas obras. A educação pública foi desmantelada e nunca mais se recuperou? Sim. Exatamente. Havia epidemias? Mais uma vez: sim!! O surto de meningite foi o pior da história brasileira. Mas como o brasileiro médio não se lembra de nada disso? Ora, porque havia a censura!!! A imprensa, como em qualquer ditadura, não podia tecer qualquer crítica ao governo, não importava em que área fosse e o brasileiro médio era manipulado pela propaganda militar do “Brasil, ame-o ou deixe-o!”

           Se você fosse um pesquisador e quisesse ir expor sua pesquisa em um congresso fora do país, os militares tinham antes de aprovar seu trabalho, como se entendessem de tudo de todas as áreas. Revistas, jornais e livros só se lia o que militares deixavam. Cinema só o que era permitido no gosto pífio dos militares. Até no futebol os militares se metiam. Os treinos da seleção de 70 eram controlados pelo governo. Dá para acreditar?? Acredite. É verdade.

           Veja que eu nem falei de tortura e morte, o mais hediondo de todos os crimes.

          Muitos filmes ainda precisam mostrar todos os lados perversos da ditadura para que as pessoas entendam que ditadura, de direita ou de esquerda, é um crime, o maior crime que se comete contra um povo que é matar sua democracia, sua liberdade.  E quem comete esse crime tem de pagar na prisão pelo seu crime, para que não se repita jamais. A história ensina. O cinema ensina.  Passou da hora de aprendermos!

São Paulo, 13/01/2026

bottom of page