
Miriam Bevilacqua
Literatura, Comunicação,Educação
O TRISTE IGNORAR

Uso com frequência a palavra ignorante, mas as pessoas não entendem o significado. Acham que é um xingamento, o que não é em absoluto. Ignorante é só aquele que ignora alguma coisa.
Vou dar um exemplo. Sou completamente ignorante em física. Não me lembro nada do que me ensinaram na escola e me arrependo profundamente de, ao invés de estudar para aprender, apenas decorei a matéria para passar de ano. Sou inteligente o suficiente para perceber como a física básica é importante no dia a dia e a falta que ela me faz.
Quando vi pessoas no dia da Independência do Brasil, carregando uma bandeira americana, o país que nos impôs um tarifaço de 50%, prejudicando empresas, fazendo com que milhares de brasileiros percam seus empregos, enfim, prejudicando profundamente o Brasil, o que essas pessoas são? Ignorantes.
Não são pessoas ruins e talvez nem sejam pessoas burras, são apenas ignorantes. Ignoram que estão sendo manipuladas por uma família que nunca trabalhou, mas comprou 107 imóveis, a maioria em dinheiro vivo, movimentou mais de 40 milhões em suas contas, bens que não correspondem aos seus salários, e ainda planejavam uma nova ditadura para se perpetuarem no poder e continuar destruindo o Brasil, mesmo que para isso tivessem de assassinar o presidente e o vice-presidente legalmente eleitos.
Essas pessoas ignoram o que é colonialismo. Acham que a época das colônias já acabou e ignoram que o colonialismo, desde o início do século XX, é feito por empresas, que usam mão de obra barata de países pobres e depois levam seus lucros para a matriz. Países imperialistas como os Estados Unidos que querem um tolo, mas ambicioso Bozo no poder, para poder manipulá-lo também.
A ignorância chega ao ponto de falarem que toda pessoa de esquerda é comunista. Não entendem que é o mesmo que dizer que toda pessoa de direita é nazista. Sim. É duro ignorar e não passar vergonha. Ignoram que os países com maior qualidade de vida(IDH) do mundo, os países escandinavos, são todos de esquerda ou de centro esquerda. Países que entenderam que é possível você diminuir as diferenças entre pobres e ricos, mesmo no sistema capitalista. São sociais-democracias que governam para o povo.
Tenho pena dos ignorantes em história e política. É muito triste ignorar e achar que estar certo. É muito triste não procurar estudar e se informar e assim ser tão facilmente manipulado.
Estou fazendo um curso de física on-line. E torço para que os ignorantes em história, política, sociologia... também busquem a luz do conhecimento e parem de falar e agir como ignorantes. Que no próximo Dia da Independência, realmente ajam como independentes!!
SP 09/09/2025