top of page

OS DOIS LADOS DA MOEDA

          Demorei muito para entrar nas redes sociais. Apesar da cronista adorar contar histórias que vive e vê, sempre entremeada de ficção(o que é uma boa camuflagem),a pessoa detesta que saibam da sua vida mais do que o absolutamente necessário.

            O que é o necessário?

           Na verdade, cada um tem de decidir isso por si. Não condeno ninguém. No meu caso é bem pouco. Meus filhos e meu marido não fazem parte do meu face e do meu instagram e nem eu dos dele. Acho mais saudável. Somo família, conversamos diariamente, não precisamos de rede social. Tenho dois faces: um público e um privado, no qual estão meus amigos e familiares. Mesmo no privado, dificilmente posto fotos do que estou fazendo no particular. Meus posts são essencialmente sobre meu trabalho em literatura e minhas ideias para o que eu acredito que possa ajudar em termos uma sociedade melhor.

         Através das redes sociais reencontrei pessoas que, apesar de não estarem no meu dia a dia, apesar de não nos vermos quase nunca, têm um lugar cativo no meu coração. São pessoas das quais guardo uma lembrança querida, ou que estiveram comigo em momentos difíceis, me estendendo a mão. São pessoas que deixaram marcas e que me ajudaram a me tornar quem sou. Creio que muitas dessas pessoas nem imaginam o quanto eu gosto delas, mas gosto. E isso foi o melhor das redes sociais que eu obtive.

        Por outro lado, muitas e muitas pessoas me surpreenderam. Será que sempre foram daquele jeito e eu que nunca percebi? Foi como quebrar o encanto e nesses momentos desejei jamais ter lido aquele post.

       Será que as pessoas também se chocam com as minhas ideias? Nunca havia pensado sobre isso. O meu correto pode ser o completamente incorreto do outro? Mas não estamos todos do mesmo lado, buscando que não haja mais pobreza, fome, falta de moradia para todo mundo? Não queremos todos que não haja diferença se a pessoa for branca, negra, indígena ou o que mais ela quiser se declarar? Todos não têm de ter representação no governo para que nenhuma minoria sofra o descaso de quem detém o poder?

        Parece tão certo tudo isso para mim, que nunca me dei conta que talvez não seja para outros. Por isso fico triste quando vejo alguns posts que vão contra tudo que acredito. Nesses momentos, o meu gostar por aquela pessoa fica tão machucado que tenho uma vontade imensa de deletar todas as redes sociais e ficar apenas com uma linda lembrança do passado.

SP 23.08.22

bottom of page