top of page

QUERIDO SANTO ANTÔNIO

        Tenho a maior simpatia por Santo Antônio. Estou pra ver um santo tão paciente! Recebe todos os que buscam um amor para lhe fazer pedidos e ele ouve todo mundo sem discriminar ninguém. Só que as pessoas esquecem que o santo está vendo tudo. Isso mesmo! Ele sabe bem como você pode ser uma pessoa difícil de conviver e depois fica reclamando que não consegue namorado ou namorada.

       Santo Antônio, que ganhou o apelido de casamenteiro porque ajudava as moças pobres a montar seus enxovais, morreu em um dia 13 de junho, quase no dia dos namorados no Brasil. Se fosse comemorado antes, talvez tivesse ainda mais solteiros correndo para lhe agradar, na esperança de passar o dia dos namorados já acompanhado. Mas, vamos combinar, haja milagre pro coitado do santo!! Vamos dar pelo menos um ano para ver se ele consegue lhe desencalhar.

         Tem um povo que quer até comprar os favores de Santo Antônio e lhe levam umas velas enormes, esmola pros seus pobres e até uns nhoques que eu nunca consegui entender bem o que tem a massa italiana a ver com Santo Antônio. Levam nhoque e trazem pra casa um pão abençoado para chamar fartura, já que ele também ajudava os necessitados. Pelo menos é uma troca interessante!

      Mas eu gosto mesmo é das igrejas que servem um bolo com umas medalhinhas de Santo Antônio dentro, e da tradição que diz que quem pegar o pedaço de bolo que vier com a medalha significa casamento à vista. Nunca vi tanta gente comendo bolo com tamanho cuidado pra não engolir a sorte grande.

         A fama de casamenteiro acabou apagando um fato muito importante sobre a vida de Santo Antônio. Ele era um professor extremamente culto e foi o primeiro doutor na ordem dos franciscanos. Tenho certeza que ele vê toda essa movimentação aqui embaixo por sua causa e sorri. Deve até achar divertido.

          Entretanto, acho uma maldade essas pessoas que colocam a imagem do santo de cabeça para baixo ou virado para a parede até que ele lhes arrume um par. Até Deus sabe que, às vezes, a missão é praticamente impossível. Assim, penso que se Santo Antônio estivesse vendo tudo em sua volta, quem sabe não seria muito melhor. Santo Antônio poderia lhe dar uns bons conselhos. Começaria lhe dizendo que não existe ninguém perfeito nesse mundo, nem você, e, por isso mesmo, você pode baixar um pouco a bola. Quem sabe no ano que vem, você não comemora o dia dos namorados com um grande amor?!! Bendito Santo Antônio!!

 

SP 13/06/23

bottom of page