top of page

RATAZANAS

          Passo de carro por uma favela bem perto da minha casa e vejo duas crianças pequenas revirando o lixo à procura de algo. Nenhum adulto por perto. As crianças não são magras, são esquálidas. Não consigo parar o carro na avenida porque é proibido, nenhuma travessa lateral e me sinto completamente impotente.

        Quanto mais envelheço, mais a miséria me dói. Quando jovem, era completamente alienada. A virada da chave se deu quando fui dar aula como voluntária em uma favela. Até ali, extrema pobreza para mim era apenas a notícia longe dos telejornais. Nunca tinha visto, até aquele momento, a pobreza de tão perto. Imagino então o que deva ser vivenciá-la? Chegar em casa e não ter comida para dar aos filhos? Vê-los chorar de fome.

       Enquanto dirijo para o meu compromisso, o meu estômago enjoa quando penso nas crianças e no nosso Congresso. Que tipo de gente não quer taxar os mais ricos, mas aumenta o custo do Congresso com mais parlamentares inúteis? Exatamente. É isso que eles são: inúteis.

        São nossos empregados, mas trabalham apenas para o próprio bolso. Querem emendas e mais emendas e ainda querem pegar o dinheiro e não justificar onde gastam. Vão contra a vontade do povo, não veem os miseráveis, passam por eles como se fossem invisíveis e ainda conseguem dormir à noite. Não têm qualquer empatia. São pessoas sem caráter.

        Ouço alguns ingênuos repetindo sem refletir que o governo gasta demais e que é preciso equilíbrio fiscal. Claro que sim!! Por isso que quando gastamos com os mais pobres quem deve pagar a conta são os mais ricos. É o equilíbrio moral de que o Congresso e o os mais ricos se esquecem. Todo gasto com os mais pobres é pouco em um país tão injusto.

         Uma aluna minha da favela dizia que não conseguia dormir à noite porque as ratazanas enormes arranhavam a madeira da parede do barraco, e elas a morderiam se elas entrassem e minha aluna estivesse dormindo. Nunca mais esqueci as ratazanas. Tristemente, descobri que há outras ratazanas e que elas moram em Brasília e arranham e arrombam a porta da dignidade do povo brasileiro.

SP 01/07/2025

bottom of page