Miriam Bevilacqua
Literatura, Comunicação,Educação
SANDMAN
Você sabe quem criou Sandman? Não. Não foi Neil Gaiman. O escritor inglês só revitalizou um personagem que já existia. Sandman - cuja tradução do inglês é homem de areia - é um personagem comum no folclore de várias culturas. E a primeira vez que Sandman virou um personagem em quadrinho foi pelas mãos de Simon e Kirby.
A dupla Joe Simon e Jack Kirby criou muitos personagens como, por exemplo, o Capitão América, e eles também foram os responsáveis pelas primeiras histórias de Sandman. Naquelas primeiras histórias era um detetive chamado Wesley Dodds, que tinha sonhos com Morpheus, o senhor dos sonhos. Nesses sonhos, ele via crimes e injustiças pelo mundo. Assim, inspirado por esses sonhos, Wesley Dodds usava uma máscara de Morpheus e sem qualquer superpoder usava o seu tempo para combater esses crimes.
Em Deuses Americanos, de Neil Gaiman e que tem resenha aqui no site, já falamos da influência grande que Gaiman sofreu do cartunista Jack Kirb. Tanto em Deuses Americanos de forma mais sutil, ou em Sandman de forma mais explícita, Jack Kirb está presente. Gaiman admite isso publicamente na introdução de Sandman, na edição definitiva.
Em 1988, o pessoal da DC Comics estava reunido A missão era criar novas séries ou então revitalizar personagens antigos de sucesso, quando alguém se lembrou de que um jovem escritor britânico chamado Neil Gaiman perguntara sobre a possibilidade de fazer uma nova versão de Sandman. Neil Gaiman foi então escalado para revitalizar o personagem, modificando-o completamente, e o usou para criar uma das mais importantes revistas em quadrinhos das últimas décadas.
Originalmente publicada pela DC Comics como revistas independentes, mensais, Sandman se transformou em livro. Chamada de Edição Definitiva, ela é composta de 5 volumes como o primeiro que reúne as 20 primeiras histórias de 1988 a 1990, seguindo os outros volumes a mesma lógica. Ainda faz parte da coleção um volume extra dedicado A Morte, a irmã mais velha de Sandman e perpétua como ele.
Sandman é o primeiro grande sucesso de Gaiman. A partir dos quadrinhos, ele expande sua criação também para livros de contos, romances e séries de TV.
E qual é a história de Sandman de Gaiman ?
Inspirado pela ideia de Morpheus, Gaiman criou os sete perpétuos, entidades que mantém a ordem do nosso universo. Os perpétuos, todos eles irmãos, são: O Sonho, a Morte, o Destino, a Destruição, o Desejo, o Desespero e o Delírio. Sandman é a história pela ótica do Sonho.
Tudo começa quando o Sonho é preso por engano por um grupo de humanos que desejava prender sua irmã, A Morte, e dessa forma se tornarem imortais. Mesmo tendo pego o perpétuo errado, os humanos mantém Sonho ou Sandman preso por 60 anos.
Quando é solto, ele percebe que seu mundo tinha virado uma bagunça e tem de reorganizá-lo. As primeiras histórias da série são então a busca de Sandman pelo objetos que lhe davam poder que os humanos espalharam pelo mundo e em torno da necessidade de Sandman de colocar ordem no mundo dos sonhos.
Uma curiosidade: Sandman foi a primeira HQ a entrar na lista dos best-sellers literários do The New York Times. Por aí, já dá pra entender a sua importância e qualidade.
Vídeo-resenha: https://www.youtube.com/watch?v=dwcqlPjGXBE
FICHA TÉCNICA
Título Original – Sandman
Edição Original – 1989
Edição utilizada nessa resenha: 2010
Editora - Panini Brasil - São Paulo
Páginas: 614