top of page

A TOLICE CONSERVADORA

        Às vezes me pergunto o que os conservadores querem conservar?

       Provavelmente, vou ouvir a resposta ensaiada e todos respondendo em uníssono sem pensar: nos valores da família.

      Mas que família? A família Doriana: papai, mamãe, uma linda menina de cabelos cacheados e um pequeno príncipe loiro em um país tropical? Família que só existe mesmo em propaganda?

       E as outras famílias? Os conservadores vão prender todo mundo no armário de novo? Ou vão fingir que gays e trans não existem e baixar um decreto que só homens e mulheres heterossexuais podem ter famílias?

       Que mais querem conservar? Talvez queiram mandar a maioria da população brasileira que é constituída de negros e pardos de volta para a terra de seus ancestrais, a África? Afinal, quase todos os conservadores que eu conheço são racistas de carteirinha e ainda pensam como os ignorantes do século XVI. Não entenderam que a maioria é que deve decidir os destinos do país e não o contrário.

        Ou querem que as mulheres voltem a pilotar fogão, não estudem e sejam submissas a seu pai ou marido? Querem a mulher em casa, do lar, vivendo às custas de um homem como foi no passado? Conservadores querem ser donos de corpos femininos de todas as formas?

         Ou talvez, para os conservadores, o mais importante seja conservar o dinheiro em suas mãos para manter os pobres se submetendo aos seus caprichos? Talvez pensem que têm mais direito, já que a maioria é branca e rica. Conservar os pobres na ignorância e na pobreza para poder continuar tendo empregada doméstica, babá, jardineiro e uma massa de operários que não questionem seus valores, afinal, para os conservadores só valem os seus direitos e não os dos outros.

         Quando os conservadores vão entender que o passado passou? Que é hora de virar a ampulheta? Que somos todos iguais e que só teremos uma humanidade melhor quando todos os valores de todas as pessoas forem respeitados? Por isso que o contrário de conservadores, aqueles que têm um coração aberto para o diferente são chamados de progressistas. Entendeu?

         A única coisa que um conservador deveria conservar é o respeito, o amor e o olhar generoso para qualquer pessoa e não apenas para os seus iguais. Que pena que não é assim!

SP 28/01/25

bottom of page